sábado, 22 de setembro de 2012

Futebol

Aqui no Gabão o futebol também é a Paixão Nacional! Amistoso ou não, o jogo da Seleção sempre leva milhares de gaboneses ao estádio.


Inaugurado em novembro de 2011, o Stade d'Angondjé ou Stade de l'Amitie foi construído em parceria com o governo chinês para a Copa Africana de Nações, ocorrida no início deste ano.


Em um jogo classificatório para a próxima Copa Africana de Nações, fui assistir Gabão x Togo! Sinceramente, eu não conheço muitos estádios de futebol no Brasil, mas o estádio daqui chegou muito próximo da qualidade do estádio do maior e melhor time do Brasil, a Arena da Baixada! Só que ao invés do rubro-negro do meu Furacão, temos o tricolor verde-amarelo-azul! =)



O estádio fica um pouco afastado do centro da cidade, em uma área em que a cidade começa a se expandir. O acesso ainda não é muito facilitado, pois uns 4 quilômetros antes da chegada ao estádio - caso você não tenha uma credencial de acesso  -  é preciso deixar o seu carro em estacionamentos improvisados e seguir em vans que fazem o transporte até o estádio. Depois dessa aventura de esperar uma van, conseguir entrar e chegar no estádio, o desafio é encontrar o seu portão de acesso... É tudo muito bem sinalizado, mas andar de baixo do sol africano é um pouco cansativo.


Enfim, é encontrar uma sombra e admirar as faces tensas na expectativa de um gol, a alegria no "quaaaaseee" e a incrível organização desse povo! Nunca vi um estádio tão calmo, onde todos sentam nas cadeiras devidamente designadas em seus ingressos e que cuidam desse bem público como a grande jóia da nação!




Saímos no intervalo do jogo, para evitar o tumulto da saída.  Não vi nenhum papel no chão, o banheiro estava limpo e bem cuidado, não vi tumulto ou confusão em nenhum momento (nem nas vans, nem na entrada, nem nos arredores do estádio!  Com certeza irei no próximo jogo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário