quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Um brinde, com água?

Como eu comentei no post anterior, estamos na estação de chuvas. E são chuvas muito fortes e frequentes, típicas de floresta tropical. Esta semana fomos surpreendidos com a notícia de que, com o último dilúvio, a tubulação da água que abastece a cidade foi rompida. A expectativa é de que demore uns 4 dias ou 5 dias para a que a reconstrução seja finalizada, ou seja, serão uns 5 dias em que a água estará MUITO limitada na cidade inteira, só 1/3 da capacidade. Onde moramos há caixa d'água, então por enquanto tudo está bem, mas um dos funcionários da Embaixada já está sem um pingo nas torneiras há mais de 48 horas...

Ps: As fotos deste post foram divulgadas pelo jornal local.


Com a notícia, parti ao supermercado para fazer um estoque de água mineral. Não apenas eu, mas cidade inteira... trânsito lotado, supermercado repondo água sem parar nas prateleiras e em certo momento até limitando a quantidade de água que cada pessoa poderia comprar. A essa hora, a cidade já deve estar praticamente desabastecida de água mineral.

A maior parte da população, sem condições de comprar água mineral (cerca de R$ 2,00 a garrafa de um litro e meio) saiu às ruas com baldes e o que mais fosse possível para buscar água sabe-deus-onde. Foi e está sendo um pouco caótico este momento. 


Vários prédios possuem reservatórios d'água e sei de apenas um hotel que tem um poço artesiano. Como eu disse, nosso prédio possui um desses reservatórios e ainda temos água na torneira, mas não sei até quando... Loucura, não? Precariedades de um país florestal na infância de seu desenvolvimento...

No mais, vamos seguindo em frente! 
Hoje, vamos dar sequência ao que pede a tradição diplomática: oferecer um jantar em homenagem ao embaixador e à embaixatriz do posto no qual se está servindo. Para o jantar, é recomendada a presença de 8 pessoas e um serviço à francesa, acompanhado de todos os detalhes que a etiqueta exige. Um deles é o envio do convite formal, assim fizemos. 



Existe ainda os detalhes de como por a mesa, de como alocar os convidados e o mais importante de tudo: uma conversa agradável e um clima de cordialidade...mesmo faltando água! Como disse nosso embaixador: "pense que se você não conseguiu água para tomar banho, pode ser que seus convidados também estejam na mesma situação e aí é 'rir pra não chorar'"! 

Um brinde à diplomacia! 

8 comentários:

  1. Putz! Vai faltar água bem no dia do jantar? Que azar! Boa sorte aí, depois me conta como foi! Eu tenho pavor desse jantar. Tem grandes chances de eu simplesmente ignorar essa tradição. XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ajudar, um pouco antes do horário marcado faltou luz! kkkkk
      Depois de superado esses detalhes dos postos D, foi tudo muito tranquilo! =)

      Excluir
  2. Boa sorte com o jantar, isso vai ser um sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito agradável, Marlene!!! Sempre existem os imprevistos, mas no final deu tudo certo! Saudade!!!!

      Excluir
  3. Antes de mais nada: boa sorte com o jantar.
    Fiquei com uma dúvida: Havia entendido que esse é o primeiro posto do seu marido e que ele se formou recentemente no IRBr. Entretanto, o convite acima menciona que ele já é Primeiro Secretário. Como é isso? Pensei que ele ainda fosse Terceiro Secretário. É um daqueles casos de incentivo à ocupação dos postos mais críticos?
    Abraços, Flávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Flávio. É um comissionamento oferecido para aqueles que optaram ir para os postos D (os mais críticos). Quando a missão terminar, ele volta a ser Terceiro Secretário e permanecem as regras normais de promoção. Obrigada pela participação no blog! Abraço!

      Excluir
  4. Olá, Celina!
    Descobri seu blog essa semana e já devorei ele todo. Tô adorando. As informações que vc passa aqui são muito interessantes, principalmente para diplomatas wannabe como eu. Vc escreve muitíssimo bem, de uma forma que realmente nos faz querer ler mais e mais e possui um senso de humor sensacional! Definitivamente voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago! Muito obrigada! Espero conseguir manter as expectativas! ehehe
      Até breve!

      Excluir