terça-feira, 6 de novembro de 2012

Descobrindo a África

No último post comentei sobre a falta de água durante 4 dias em Libreville, isso já faz uns 10 dias... A distribuição de água voltou na data prevista e a rotina voltou ao normal. Na verdade, nem tanto! Tiveram 2 feriados nas últimas 2 semanas - explicando o meu sumiço! =)

Na sexta-feira, dia 26 de outubro foi o feriado islâmico de Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício. O Gabão adota os feriados islâmicos, mas também os feriados católicos. Aproveitamos o feriadão para também fugir da falta de água e fomos nos aventurar a apenas 300 Km de distância:  na ilha paradisíaca de São Tomé e Príncipe, que possui cerca de 160 mil habitantes!

Até 1470 as ilhas eram desabitadas. Descoberta pelos portugueses que a dominaram até 1975. Importaram mão-de-obra escrava das demais colônias para a produção de cana-de-açúcar, café e cacau.



Marco do Equador. A linha que separa os hemisférios.
Desfrutamos de maravilhosos dias de sol, de história, de paisagens de encher os olhos e o coração. Revimos amigos queridos e nos embriagamos da simplicidade e da simpatia desse povo tão próximo de nós brasileiros - mesma língua, mesmas frutas e em muitos momentos do passado, partilhamos da mesma história. Foi incrível, inesquecível...






Forte Português. 
Voltando a Libreville, foi decretado feriado nos dias 01 e 02 de novembro, e assim emendando, mais uma vez, com o fim de semana. Tentamos ir para Angola, porém, por alguns detalhes na programação, mudamos o roteiro e fomos para o Marrocos.  Um roteiro que já estava nos nossos planos há mais de 6 anos!!! Claro que reduzimos o roteiro para caber no feriado, mas foi como previsto: incrível, extasiante!

Casablanca







Fès






Aos poucos vamos descobrindo as riquezas do continente africano. Tantas belezas, tantas culturas, tanta história.

Um comentário:

  1. Sensacional!!!
    A África é realmente um pedaço muito especial desse planeta maravilhoso!

    ResponderExcluir