Depois de uns dias pela África do Sul (Joanesburgo e Soweto) e um "pulinho"no Brasil, estamos de volta! Joanesburgo é incrível, a África do Sul é incrível... Excelente destino para férias! ;)
Em Libreville começou a estação das chuvas e deve durar cerca de 6 meses. Chove todos os dias, mas não o dia todo e o calor só aumenta.
Finalmente, abriram o primeiro curso de francês para estrangeiros e semana que vem começo no nível B1 - que seria o intermediário de francês. Uma felicidade! Pois até agora eu vinha improvisando os estudos com um amigo gabonês e leituras aleatórias. Agora vai!
A comunidade de expatriados é grande aqui em Libreville. Nem tanto o corpo diplomático, mas principalmente os trazidos pelas multinacionais. Os benefícios oferecidos para funcionários que decidem vir para a África são sempre bem atrativos e sem dúvida, necessários. O Gabão, em especial, oferece boas escolas para aqueles que tem filhos e com certeza, a tranquilidade e segurança da cidade é relevante na hora da escolha.
Isso me lembra que estou devendo um pedido de post, sobre os desafios das crianças expatriadas. Vou cumprir, viu Gabriela? rsrs
Viver essa mistura de povos e culturas é uma oportunidade incrível! Esta semana, minha vizinha, que é belga, me chamou para uma reuniãozinha na casa dela. Lá se pude conhecer outras mulheres expatriadas vindas do Japão, Chile, Espanha e França! Imaginem tudo isso junto? É incrível ouvir as histórias e experiências que cada uma delas tem vivido pelo mundo e sem dúvida, ajuda. Ajuda a superar aqueles dilemas internos e a ver que você não está só neste desafio de mudanças constantes e de simplesmente mudar os planos e recomeçar!
Nos últimos dias pude conhecer um pouquinho da cultura Coreana, que estava celebrando 50 anos de sua embaixada aqui no Gabão. Tiverem coquetel com comida coreana, apresentação de filmes e um espetáculo de dança que misturou a cultura e a modernidade da Corea do Sul. Lindíssimo!
Apresentação de dança coreana! |
Falando em cultura, domingo fomos em um almoço com comida, música e desfile de moda - todos típicos da cultura gabonesa. No hotel onde estava acontecendo o evento, também havia uma exposição de fotos do fotógrafo belgo-beninense Fabrice Monteiro! Vale a pena conferir o link!
As minhas fotos não ficaram muito boas, pois foram pelo celular, mas servem para registro:
Eu - e meu vestido com tecido africano! |
Parabéns pelo blog !!!
ResponderExcluirAinda sou um protodiplomata e adorei conhecer as experiências que vcs estão passando.
Sou casado, tenho um filho e, por isso, a proposta do seu blog é excelente para que conheçamos a visão do familiar do seguidor dessa carreira tão invejável.
Também estou no aguardo do post sobre o desafio das crianças expatriadas.
Obrigado pela iniciativa,
Flávio.
Obrigada, Flávio! Boa sorte nos seus desafios! Um grande abraço!
Excluir