O governo gabonês promoveu, no dia 23 de fevereiro, o I Carnaval Internacional de Libreville. Mais de 1600 participantes de grupos culturais, associações e comunidade apresentaram um belíssimo desfile com músicas, danças, cores e símbolos da cultura local.
Além de fechar o desfile do I Carnaval Internacional de Libreville, a Beija-Flor veio com uma agenda repleta de compromissos! Foram entrevistas em emissoras de TV e jornais, encontros oficiais com ministros, show para a população, almoços, etc...
Tive a oportunidade e o prazer de acompanhar de perto as movimentações de um evento desse porte. Os contatos mais próximos começaram ainda em dezembro, e ganharam mais intensidade uma semana antes do evento, com a chegada do produtor da Beija-Flor. Era a verificação da parte técnica de luzes e som, logística...uma infinidade de detalhes, impressionante! Senti-me, de certa forma, com aquela sensação de estar no barracão da escola uns dias antes do desfile - stress, alegria, medo, ansiedade - tudo misturado!
O Gabão preparou uma festa linda e uma recepção incrivelmente acolhedora aos brasileiros! Já no aeroporto um grupo de dança aguardava ansioso a chegada dos sambistas e ainda no ensaio havia uma pequena multidão acompanhando o grupo, tirando fotos, tentando mostrar seu português e curiosos para saber o que seria esse tal de "samba" que os brasileiros tocam e dançam! Muitos conhecem o Brasil pelas novelas que passam aqui, por Pelé e Lula, agora a Beija-Flor deixou aqui um pouquinho mais de Brasil!
Ver a avenida coberta de bandeiras do Brasil e ainda poder ouvir aquela batucada e aqueles familiares sorrisos na avenida, sem dúvidas, fez os brasileiros que moram aqui sentirem aquele orgulho ao dizer: eu sou brasileiro!
Conheci pessoas incríveis, talentosas, lindas por fora e por dentro, experiência única. Abaixo um pequeno resumo da alegria do I Carnaval Internacional de Libreville.
Fotos: Rafael Azeredo - Beija-Flor / Presidência da República Gabonesa
Maravilhoso.
ResponderExcluir