Os últimos meses foram pra lá de movimentados. A grande notícia é que estamos esperando nosso primeiro bebê! Já passamos mais da metade do caminho das 40 semanas e estamos cheios de planos e expectativas para a chegada do Nicolas, o que deve acontecer em meados de junho!
Não, não é fácil encontrar bons serviços médicos no Gabão. Apesar de existir hospitais e clinicas privadas que fazem o acompanhamento pré-natal básico, é preciso lembrar que não existem equipamentos de alta tecnologia para o caso de uma emergência ou, que por exemplo, possam saciar a curiosidade dos pais para saber o sexo antes das 18 semanas de gravidez. Pelo mundo afora já existe exame de sangue que confirma o sexo do bebê com apenas 8 semanas de gestação!!!
Visitei várias clinicas e médicos aqui em Libreville, a maioria dos médicos são gaboneses com formação na França. Optei por fazer o acompanhamento com uma médica mais jovem, em uma clínica pequena, que teve o melhor atendimento e que foi bastante sincera ao expor as limitações locais em termos de equipamentos e equipes disponíveis e bem preparadas. Nos hospitais o atendimento para as gestantes é feito, normalmente, a partir das 15 horas, por ordem de chegada... Cheguei a ficar mais de 2 horas para ser atendida e duas horas sentada numa sala de espera. É o suficiente para você notar todos os detalhes da decoração, da limpeza e também do trato dos funcionários com os pacientes... desisti rapidinho e optei pela clínica menor, mais ágil e aconchegante.
Assim que foi possível, fui ao Brasil! Visitei meu médico (tão bom fazer uma consulta médica na sua língua natal), fiz ultrassom 4D (uhuull) e claro, passei momentos deliciosos com nossas famílias, compartilhando de todas as alegrias dessa etapa.
O legal da demora em saber o sexo foi que podemos fazer uma festinha para revelar o sexo do bebê para a família. Foi muito divertido!
Uma decisão já tomamos: O Nicolas não vai nascer no Gabão. Acho que antes de tudo precisamos de um local onde nos sintamos seguros e que tenha todos os recursos tecnológicos à disposição para o caso de alguma emergência. Eu costumo desmaiar até para tirar sangue, imaginem... ehehe.
Caso alguém um dia precise, deixo o nome de duas clínicas e também de um hospital que considerei como sendo os mais organizados: Centre Médical du Littoral, SOS Médecins e Polyclinique El-Rapha.
Agora é focar na segunda metade da gravidez e organizar a chegada do mais novo amor da minha vida!
Aeeee! Nada como um bebê para vc atualizar isso! =D
ResponderExcluirNa verdade, Sir Maio, a falta de posts foi devido à fadiga mental que se tem ao esperar um bebê.
ResponderExcluirImagina depois como que não vai ser... ehehe
Parabéns ao casal, desejo muitas felicidades (se bem que a própria notícia já é a maior delas rsrs). Um abraço do "quarto-secretário" Vinícius Silva de Indaiatuba-SP.
ResponderExcluirObrigada, Vinícios! Boa sorte nas provas! ;)
ResponderExcluir