Pular para o conteúdo principal

Sobre Malária

Rodando pelo mundo acabamos ficando expostos à uma série de riscos, entre eles as questões de segurança e saúde são os mais delicados. Podemos tomar uma série de ações de prevenção no caso da saúde, como vacinas, medicamentos e etc, mas a melhor ainda é a informação! Sabemos que as condições para os funcionários do Serviço Exterior Brasileiro e suas famílias precisam evoluir - principalmente se comparadas às já adotadas por outros países, empresas privadas e organismos internacionais - enquanto não chegamos no ideal, o melhor é tomarmos algumas providências.

Morando aqui na África vi que é possível viver com tranquilidade, sem tanta neurose com os perigos da malária, basta seguir algumas recomendações importantes. Deixo abaixo um resuminho que fiz e que poderá ajudar a eliminar as primeiras dúvidas. Lembrando que o mais importante é prevenir e caso seja picado por algum mosquito é bom ficar bem alerta aos sintomas e aos procedimentos:

A malária é uma doença comum na África, transmitida através da picada de mosquito. A malária é mais comum do que gripe na África e casos de dengue praticamente não existem. Já houve casos de pessoas que voltaram da África ao Brasil com malária e os médicos acabaram confundindo com dengue e realizando o tratamento erroneamente...

Dicionário

Malária - português (Brasil)
Malaria - inglês
Paludismo/ Palu - demais países de língua portuguesa
Paludisme/Palu - francês

Prevenção

A atividade do mosquito "Anopheles", vetor da malária, concentra-se no crepúsculo e no amanhecer. Nesses horários, quando se encontrar ao ar livre, o viajante deve procurar vestir calças, camisas de mangas compridas e de cores claras, sapatos fechados e utilizar repelente de insetos. 
  • Repelentes com PERMETRINA em sua fórmula e ao menos 20% de DEET. Dica: repelente AUTAN. No Brasil existe a marca EXPOSIS - http://www.exposis.com.br
  • Use mosquiteiros para dormir e certifique-se de que dentro dele está livre de mosquitos. Mosquiteiros são de fácil acesso na África e normalmente possuem permetrina também, que afasta os mosquitos. 
  • Feche janelas do quarto antes do anoitecer e, caso tenha, ligue o ar condicionado. 
  • Compre um inseticida, nem sempre os hotéis detetizam os quartos diariamente. 
Sintomas

Os sintomas da malária são muito parecidos aos da gripe: febre alta, dores musculares e nas articulações, calafrios, suor, dores de cabeça e às vezes vômitos e náuseas. Ao sentir algum destes sintomas vá ao medico imediatamente. 

OBS: NÃO TOME NENHUM OUTRO MEDICAMENTO ANTES DE REALIZAR O TESTE DE MALÁRIA. OUTROS MEDICAMENTOS PODEM MASCARAR OS SINTOMAS E AVANÇAR A DOENÇA, FICANDO MAIS DIFÍCIL O TRATAMENTO.

Teste de malária

Toda clínica/hospital/laboratórios realizam o teste da malária. É um exame de sangue e normalmente o resultado é dado na mesma hora. Todo médico na África conhece bem os medicamentos para o tratamento, siga rigorosamente as instruções.

Medicamento

Toda farmácia na África tem remédio para malária, no Brasil é raríssimo. Existem vários medicamentos, com formas de tomar diferente e que dependem da idade, peso e do quanto a doença já avançou em cada paciente. Algumas vezes, quando já está um pouco mais avançada a pessoa precisa ficar no hospital tomando soro e sob observação. 
Dica de remédio para a malária: COARTEM - seguir rigorosamente as instruções da bula.

Obs: Compre na sua chegada ao país e leve com você - na bagagem de mão - em sua viagem de volta. Ao retornar de viagem e sentir algum desses sintomas, avise seu médico que esteve em área de risco de malária. Os sintomas às vezes aparecem até mesmo meses após o contato com o mosquito transmissor. Guarde os remédios em local de fácil acesso e mostre ao seu médico.

Vacinas

Não existe vacina para malária. Apenas o tratamento da doença, que é muito eficaz se iniciado o estágio inicial da doença. Prevenindo outras doenças: cerca de 45 dias antes da viagem verifique e priorize as seguintes vacinas: 

- Febre Amarela
- Febre tifóide
- Difteria e tétano
- Hepatite A+B

Outros cuidados
  • Tome apenas água mineral engarrafada
  • Tenha quantia em dinheiro na moeda local. Vários países da África não aceitam cartão de crédito ou débito em diversos estabelecimentos, inclusive em hospitais.
  • Não permanecer em locais com mosquitos (bares, restaurantes) principalmente durante a noite.
É uma doença grave mas que se tratada logo no início é totalmente contornável. Em nossa estadia de 2 anos na África nunca pegamos malária e pouquíssimos de nossos conhecidos tiveram a doença. Os que tiveram a doença foram imediatamente medicados sem nenhuma complicação mais séria.

Comentários

POSTS POPULARES

Esposa de Diplomata - Parte I

Nossas aventuras pela África continuam!  Recentemente completamos 1 ano em África. Foi um ano de muitas novidades, tantas descobertas, cores, paisagens, sabores! Além da oportunidade de morar em Libreville ainda conseguimos conhecer outras cidades africanas: Joanesburgo, São Tomé, Cotonou, Luanda, rápidas passagens por Adis Abeba e Ponta Negra, e ainda a linda Cidade do Cabo! Cada uma dessas cidades deixou sua marca especial na minha memória e impressões daquelas que só se pode ter vendo com seus próprios olhos.  Foto: Gabriela Oliveira (Cotonou, Bénin) Ainda temos muitos planos de viagem e amigos para visitar na África. Vamos tentando assim conhecer um pouquinho mais esse continente tão incrivelmente cheio de riquezas naturais, humanas, gastronômicas, religiosas, étnicas, idiomáticas...  Foto: Gabriela Oliveira (Cotonou, Bénin) Quanto à experiência da vida diplomática, eu diria que agora me sinto um pouco mais situada e recompensada pelas difíceis decisões de de

Falando em tecidos...

Fazer este blog tem me feito notar coisas que eu normalmente não notaria. Além disso, tenho cada vez mais percebido que escrever é uma arte! É difícil reler suas próprias produções depois do calor do momento; sempre quero mudar algo, incluir, tirar, enfim... Peço desculpas pelos errinhos e espero continuar passando a vocês esta experiência da forma mais clara, leve e objetiva possível.  Falando na arte da escrita, lembrei da contracapa de um livro que ganhei da querida diplomatriz Carollina Tavares, que diz: "O escritor não é alguém que vê coisas que ninguém mais vê. O que ele simplesmente faz é iluminar com os seus olhos aquilo que todos veem sem se dar conta disso. (...) para que o mundo já conhecido seja de novo conhecido como nunca foi." (Rubem Alves) Na África, descobri que a escrita pode ter milhares de formas e cores! Aqui, até o estampado de uma roupa é uma forma de expressão. A estampa fala por si só, cada uma delas explicita um sentimento, uma situação, um nome, u

Mariage coutumier: o casamento tradicional no Gabão

Hoje vou tratar de um tema complexo e com implicações sobre a questão de gênero, o mariage coutumier (casamento tradicional), bastante comum no Gabão e em diversos países africanos. A cerimônia terá particularidades mesmo dentro de um país, a depender da região e da etnia a que os noivos pertencem. É sem dúvida um dos rituais mais interessantes e tradicionais da cultura gabonesa, mas, como é comum nas instituições sociais, tem suas controvérsias . O grande dia De quinta a domingo se você ouvir sirenes e ver comboios de carros escoltados pela polícia, lotados de pessoas (incluindo em cima de caminhonetes) vestindo as mesmas cores e em clima de comemoração, não tenha dúvidas: não é revolução, é casamento! Os membros da família da noiva vestem-se com tecidos iguais, que combinam com o tecido da família do noivo. O tecido ("pagne") é previamente definido e deixado em lojas de tecido da cidade com o nome dos noivos. Os convidados irão coser seus traje