segunda-feira, 9 de julho de 2012

Férias e feira

Aos poucos a vida vai retomando seu curso aqui em Libreville. E quando eu digo "o seu curso aqui em Libreville" é porque realmente sinto que cada lugar tem o seu ritmo, seus atalhos, seus sustos... Nos últimos dias, fiquei a observar a cidade, as pessoas, o clima.

O clima está mais fresco do que quando chegamos aqui em meados de março. À noite tem-se uma refrescante brisa do mar e mesmo nos dias em que o sol está mais encoberto pelas nuvens dá para sentir um ventinho no estilo outono brasileiro! Está bem agradável. 

Aqui, segue-se o calendário francês. Então, estamos em plenas férias de verão. A cidade fica um pouco mais vazia. Mas parece-me que a população que precisa permanecer na cidade aproveita um pouco mais a praia!






E eu também! rsrsrs

Temos descoberto bons lugares para aproveitar o final de semana. Neste fomos a uma feira de produtos de Ruanda. Gostamos muito do café produzido por lá e da macadâmia - ambos muito saborosos! Compramos também farinha de mandioca, cuja técnica de aprimoramento da produção eles aprenderam com o Brasil, como nos explicou o expositor sem saber de onde nós erámos. Agora eles produzem muito bem a mandioca em toda a região. Quando dissemos que éramos brasileiros, foi uma festa!


Ainda lembro que eu me emocionei muito ao assistir o filme Hotel Ruanda e analisar o caso nas aulas de Direitos Humanos, e foi, portanto, muito legal conhecer um pouquinho melhor esse povo, que tanto sofreu com o genocídio nos anos 90 e tem surpreendido o mundo com a sua rápida reestruturação e desenvolvimento.


2 comentários:

  1. Olá Celina, adorei seu Blog! Meu namorado irá tentar pela primeira vez a prova no ano que vem, mas já estamos super ansiosos e torcendo para que ele chegue lá o mais tranquilo o possível.. Gostei do seu blog pelo mesmo motivo que explicou o termo diplomatrizzando. Busquei muito sobre esposas de diplomatas e as respostas são poucas. Sou médica, me formei em 2010 e atualmente faço residência em dermatologia (concluo em jan/2014). Você imagina minha angústia ao saber da decisão do meu namorado... Meu sonho era montar um consultório e ser feliz aqui no Brasil mesmo! Só que acabei embarcando no sonho dele! E depois de ver seu blog então... A vontade foi maior ainda! Sei que ainda estamos bem longe da carreira diplomática (já que nem prova ele fez), mas as decisões já pesam nos meus ombros. Você sabe se na área médica as diplomatrizes conseguem manter a carreira? Ou não sobra tempo para isso?
    Parabéns pelo Blog!
    Abraços, Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafaela! Mantenham a calma e sigam juntos na conquista desse sonho! Continue com foco na sua carreira, quando chegar a hora de vocês tudo vai acontecer naturalmente. No nosso caso, optamos por sair do Brasil na primeira oportunidade, mas temos vários (muitos) amigos que estão em Brasília e as diplomatrizes continuam seguindo com suas carreiras normalmente. Ao sair para o exterior, existem diversos países em que você poderá exercer sua profissão ou mesmo buscando especializações. Com certeza você conseguirá manter um consultório no Brasil, mas talvez não com a sua presença em 100% do tempo.... Boa sorte para seu namorado e para você também!!! Qualquer dúvida ou novidade, não deixe de compartilhar! Beijos

    ResponderExcluir