Pular para o conteúdo principal

Dicas para Organizar Mudança

Organizar mudança é uma constante em nossas vidas. A cada container que chega vamos aprendendo, melhorando, adaptando e absorvendo novas ideias e técnicas para agilizar esse processo que pode ser extremamente cansativo. 

Logo estarei na minha quarta mudança intercontinental, como eu postei recentemente em Minimalismo para Expatriados, estou conhecendo e aprendendo os conceitos minimalistas e tenho certeza de que eles farão diferença quando chegar "a hora da verdade".

Falando nisso, super recomendo a recém lançada série da Netflix da "guru da organização": Tidying Up with Marie Kondo. Como ela sugere, fazer perguntas como: "Isso me deixa feliz ou Esse objeto é imprescindível para o meu futuro?" ajuda a nos darmos conta de que nem tudo aquilo que temos é realmente necessário. 

Avalie roupas, sapatos, livros, papéis, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis. Descarte produtos vencidos. Doe e permita que aquele objeto seja parte de novas histórias. Desapegar vai agilizar a organização da casa e, mais do que isso, sua nova casa terá apenas coisas que você gosta e que realmente têm importância na sua nova vida.

Antes de iniciar, tire fotos dos cômodos da sua casa. É umas das lembranças mais especiais que você vai guardar de cada temporada. :)

Depois de ficar com "apenas o que interessa" é hora de seguir a organização: 

CAIXAS DE TAMANHOS VARIADOS
  • Antes do dia agendado pela transportadora, embale tudo o que for muito pessoal.  Utilize caixas plásticas, elas protegem da umidade, poeira e dão uma proteção extra. Também podem ser caixas de sapato e similares.
  • Itens pequenos como material de escritório, maquiagens, brinquedos, itens de banheiro, também devem ir em caixas pequenas. Posteriormente elas serão colocadas dentro das caixas de papelão da transportadora e tudo estará seguro. 
  • Fazer essa pré-organização poupa tempo no dia da mudança e você saberá onde estarão mesmo as pequenas coisas. 

CUIDADOS EXTRAS

  • Não embale itens que possam quebrar. A empresa tem (ou deveria ter) as técnicas corretas para isso.
  • Roupas de cama, mesa e banho também recomendo usar caixas ou plásticos protetores.
  • Bichinhos de pelúcia e travesseiros também devem ser protegidos. Deixe tudo preparado e no dia do carregamento a equipe colocará nas caixas de papelão. 
  • Se você não quiser investir em dezenas de caixas plásticas, peça para a transportadora a entrega de algumas caixas de papelão e plástico bolhas com ao menos 1 semana de antecedência e inicie o processo embalando bem com o plástico bolha.
  • As roupas mais delicadas e casacos de inverno devem ter extra proteção com sacos plásticos protetores. Evita odores, umidade e gastos com lavanderia quando desempacotar. 
  • Não recomendo usar os sacos à vacuo com o aspirador em roupas, elas ficam suuuuper amassadas.
CATEGORIZE E ORGANIZE
  • Não inicie a embalar por cômodos, mas por categorias. Comece pelas roupas de cada membro da família. Separe o que vai para a mala temporária e depois separe as roupas que vão para as caixas, sem os cabides - podem enferrujar, manchar e marcar as roupas.
  • Algumas empresas providenciam caixas com araras para pendurar as roupas com os cabides, no entanto, precisa ter muita cautela para utilizá-las. As roupas poderão ficar até 3 meses penduradas - num cabide que pode quebrar com o peso da roupa - mas também podem acabar marcando os ombros das roupas para sempre. Para longas distâncias EVITE essa forma de organização. 
  • Depois reveja seus livros. Todos continuarão a acompanhar a sua jornada ou podem ser mais úteis na biblioteca de uma escola pública, de um orfanato? Reflita. Revistas e papéis devem passar por essa mesma revisão. 
  • Documentos e papéis mais delicados coloque em pastas, aquelas com plásticos dentro. Eles estarão protegidos e organizados. Dica: organize em pastas coloridas assuntos similares de todos os membros da família (verde: temas médicos, amarelo: escola, vermelho: cartório...) OU uma pasta para cada membro da família com todos os seus  respectivos documentos. 
  • Lembre-se que você precisa carregar com você os seus documentos mais importantes. Faça uma pasta para a sua viagem, mantenha-os na bagagem de mão. 
  • Sobre documentos: vale a pena usar o scanner. Na chegada ao novo destino muitos documentos podem ser solicitados para a emissão da documentação de residência e se você os tiver online pode agilizar bastante.
PLANEJE
  • No dia que empresa for começar a embalar os items você já deve ter o seu "Plano da Mudança" em mãos e se preferir imprima cópias extras para a equipe também. 
  • A transportadora chega desmontando a sua casa, fazendo milhares de perguntas ao mesmo tempo... Se você tiver um plano já definido, vai te poupar emocionalmente e tudo será mais agilizado. 
  • O "Plano da Mudança": (a) nomeie e/ou numere as portas dos cômodos, os quais serão os mesmos a serem escritos nas caixas. Acredite, vai deixar seu dia muito mais leve. (b) sinalize com etiquetas os itens que não devem ser embalados. (c) reserve um dos cômodos para a família e para manter as malas e objetos que ainda estão em uso. 
INFORME 

  • Antes de iniciar o processo de embalar, pergunte como a empresa costuma nomear e numerar as caixas.  Caso você não esteja de acordo com o método, mostre como você gostaria que fosse feito.  
  • Uma forma de nomear as caixas, principalmente para famílias maiores, é colocar o nome do possuidor daqueles items da caixa. Coloque o nome e em seguida categorize se são roupas, livros, sapatos.... também pode adicionar para qual parte da casa deve ir. Fazendo isso, fica fácil que cada membro da família saiba onde estão os seus pertences e até mesmo que cada um seja responsável por organizar as suas próprias caixas. 
  • Se não quiser expor o conteúdo das caixas você pode fazer a sua legenda por cores usando etiquetas. Ex: Azul = Roupas, Amarelo = Sapatos, etc....
    • Peça para que os cabos/parafusos e etc... sejam embalados juntamente com o seu objeto de destino. 
    • Na minha última mudança a empresa decidiu fazer uma caixa de cabos e outra com parafusos (todos misturados de itens variados da casa toda) foi pior que montar Lego ou móveis IKEA. A dica é colocar num plastiquinho e colar junto com o eletrônico antes de ir para a caixa de papelão.
    REVISE E ENVOLVA
    • Faça a famosa ronda final antes de fechar o container. Eu acabo sempre esquecendo alguns pequenos itens e lembrando tarde demais... mas também já esqueci caixa inteira de objetos... :(
    • Participar do processo de empacotamento e envolver um segundo membro da família resulta em ganho de tempo na hora de colocar as coisas no lugar. 
    EXTRAS
    • Por último e a mais importante: Reserve a caixa de número 1 como a sua "Caixa Coringa". Ela será sua salvação depois de um dia tão movimentado. Coloque um jogo de lençol, toalhas, travesseiro, pijamas, ou seja, aquilo que você vai querer encontrar e usar no primeiro dia que sua mudança chegar sem precisar ficar abrindo dezenas delas para encontrar. Ela deve ser a última a entrar no container e a primeira a sair!
    • Vale a pena dedicar tempo na preparação da mudança. Embale em sacos plásticos ou mesmo nas embalagens originais: travesseiros, ternos e roupas de cama, mesa e banho, proteja seus documentos e itens sensíveis. Como a grande maioria dos transportes é feito de navio, pode haver infiltração, poeira e - nunca se sabe - as caixas poderão estar expostas a coisas vivas (eca!).
    • Na chegada: quando a mudança chegar reserve um cômodo da casa "BOX FREE", vai ser importante ter um lugar livre, calmo e sem caixas te olhando. Faça uma lista de prioridades dos cômodos a serem montados. Dê preferência para a cozinha, depois, o quarto dos filhos e o seu.
    BOA SORTE!


    Comentários

    1. Vou me casar com um diplomata turco. O governo pode de alguma forma interferir nesse casamento, pois sou brasileira e não falo ingles?


      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    POSTS POPULARES

    Esposa de Diplomata - Parte I

    Nossas aventuras pela África continuam!  Recentemente completamos 1 ano em África. Foi um ano de muitas novidades, tantas descobertas, cores, paisagens, sabores! Além da oportunidade de morar em Libreville ainda conseguimos conhecer outras cidades africanas: Joanesburgo, São Tomé, Cotonou, Luanda, rápidas passagens por Adis Abeba e Ponta Negra, e ainda a linda Cidade do Cabo! Cada uma dessas cidades deixou sua marca especial na minha memória e impressões daquelas que só se pode ter vendo com seus próprios olhos.  Foto: Gabriela Oliveira (Cotonou, Bénin) Ainda temos muitos planos de viagem e amigos para visitar na África. Vamos tentando assim conhecer um pouquinho mais esse continente tão incrivelmente cheio de riquezas naturais, humanas, gastronômicas, religiosas, étnicas, idiomáticas...  Foto: Gabriela Oliveira (Cotonou, Bénin) Quanto à experiência da vida diplomática, eu diria que agora me sinto um pouco mais situada e recompensada pelas difíceis decisões de de

    Falando em tecidos...

    Fazer este blog tem me feito notar coisas que eu normalmente não notaria. Além disso, tenho cada vez mais percebido que escrever é uma arte! É difícil reler suas próprias produções depois do calor do momento; sempre quero mudar algo, incluir, tirar, enfim... Peço desculpas pelos errinhos e espero continuar passando a vocês esta experiência da forma mais clara, leve e objetiva possível.  Falando na arte da escrita, lembrei da contracapa de um livro que ganhei da querida diplomatriz Carollina Tavares, que diz: "O escritor não é alguém que vê coisas que ninguém mais vê. O que ele simplesmente faz é iluminar com os seus olhos aquilo que todos veem sem se dar conta disso. (...) para que o mundo já conhecido seja de novo conhecido como nunca foi." (Rubem Alves) Na África, descobri que a escrita pode ter milhares de formas e cores! Aqui, até o estampado de uma roupa é uma forma de expressão. A estampa fala por si só, cada uma delas explicita um sentimento, uma situação, um nome, u

    Mariage coutumier: o casamento tradicional no Gabão

    Hoje vou tratar de um tema complexo e com implicações sobre a questão de gênero, o mariage coutumier (casamento tradicional), bastante comum no Gabão e em diversos países africanos. A cerimônia terá particularidades mesmo dentro de um país, a depender da região e da etnia a que os noivos pertencem. É sem dúvida um dos rituais mais interessantes e tradicionais da cultura gabonesa, mas, como é comum nas instituições sociais, tem suas controvérsias . O grande dia De quinta a domingo se você ouvir sirenes e ver comboios de carros escoltados pela polícia, lotados de pessoas (incluindo em cima de caminhonetes) vestindo as mesmas cores e em clima de comemoração, não tenha dúvidas: não é revolução, é casamento! Os membros da família da noiva vestem-se com tecidos iguais, que combinam com o tecido da família do noivo. O tecido ("pagne") é previamente definido e deixado em lojas de tecido da cidade com o nome dos noivos. Os convidados irão coser seus traje